domingo, 25 de abril de 2010

CICLISMO - TRANSCRIÇÃO


O ciclismo é um esporte prático, fácil e que te coloca em forma. Além disso ele possui diversas modalidades. Seja na rua, na ergomergométrica ou no spinning ele vem trazendo inúmeros adeptos.

“Atividade não é por uma estação, não é pro verão, não é para um final de semana, então a gente tem que ter consciência que a gente não vai de uma forma saudável emagrecer por um final de semana.”

Pedalar te dá disposição e vontade, mas não esqueça que esporter não é para um dia e sim para a vida toda. Então siga os conselhos do Dr. Luiz Fernando.

“Primeira dica é faça exercício, mexa-se, pratique um esporte seja ele qual for. Segundo se você vai praticar exercício ou esporte obviamente consulte seu médico, consulte o seu ortopedista, procure o profissional que faça um planejamento do seu treinamento. Isso também obvio que é importante, equipamento é uma coisa importante. Quando eu falo equipamente obviamente eu falo em tênis adequado, em roupas adequadas, em material adequado. Alongue-se antes de todo e qualquer exercício seja o ciclismo ou seja a corrida, o alongamento é uma chave para manutenção do seu sucesso e finalmente faça exercícios.” 

Então se você quer dar aquela secada pedale sim, mas não se esqueça que a postura é muito importante.

“Você deve evitar uma flexão forçada acima de noventa graus do joelho, deve evitar uma extenção forçada próxima de zero grau do joelho, ta certo. A posição em relação ao banco, não ficar nem muito alto nem muito baixo, o guidon não deve ficar tão distante pra evitar que você faça uma flexão forçada da coluna basicamente estes cuidados serão suficientes para manter a sua forma e sem judiar, sem prejudicar as suas articulações e a sua coluna.”

Mas é claro que pedalar ao ar livre é gostoso, agradável e faz você apreciar toda beleza natural que a cidade oferece, porém não deixe de tomar alguns cuidados.

“Saber se a bicicleta está em condições porque a gente vê que está aqui na praia passa uma pessoa na bicicleta do filho, a bicicleta é muito pequena pro tamanho da pessoa, ou então a pessoa está um pouco acima do peso e não colocou um banquinho, não colocou uma bermuda adequada, então tudo aquilo vai julgar contra o melhor desencolvimento não só do lazer mas também do aprimoramento físico dessa pessoa.”

Como já falamos o ciclismo tem algumas variedades e uma delas é o spinning que foi criado em 1995 nos Estados Unidos pelo sulafricano Jonatan Gutembertg, mais conhecido como Johnny G. Isso para atender suas necessidades de treinamento sem ser afetado pelas condições climáticas, e para ficar mais próximo de sua mulher que estava grávida.

“Ele desenvolveu essa bicicleta na sua própria garagem para poder aprimorar os treinamentos, ele passou a obter mais sucesso na prova que ele tava treinando, quando ele passo a ter um controle maior das intensidades físicas,monitoramento cardiaco uma empresa se interessou pelo projeto dele, começou a monitorar a intensidade de esforço e começou a ser comercializada”

A prática do spinning traz para dentro das academias condições perfeitas para o seu treino, além de chamar aqueles preguiçosos que precisam de alguém para estimular.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COMO ESCOLHER UMA ATIVIDADE FÍSICA ADEQUADA

Escolha uma atividade física que tenha tudo a ver com você!

Qual é o esporte ideal ? O esporte ideal não existe. Talvez haja apenas o mais adequado às limitações e gostos de cada um. De qualquer modo, acredito ser bastante útil comparar as principais características, benefícios e outras variáveis das modalidades. Essa comparação, que pode ser feita a seguir, deve ajudar o leitor a escolher com maior clareza as atividades físicas que pretendem praticar.

Modalidade: ATLETISMO (Velocidade/Saltos)
Faixa etária: 15-35;  
Principais benefícios:  Melhora da coordenação, Equilíbrio, Ganho de massa muscular;
Principais riscos:  explosão Lesões musculares.

Modalidade: BASQUETE
Faixa etária: 08-70;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação, explosão, trabalho em equipe;
Principais riscos: Lesões traumáticas, principalmente entorses de tornozelo.

Modalidade: CORRIDA (Fundo)
Faixa etária: 25-90;
Principais benefícios: Melhora da capacidade cardiorespiratória;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites).

Modalidade: CICLISMO
Faixa etária: 25-70;
Principais benefícios: Melhora da capacidade cardiorespiratória, resistência muscular;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites).

Modalidade: DANÇA
Faixa etária: 06-70;
Princípais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação, flexibilidade, capacidade cardiorespiratória, trabalho em equipe;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso.

Modalidade: FUTEBOL
Faixa etária: 08-50;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação, capacidade cardiorespiratória, explosão, trabalho em equipe;
Principais riscos: Lesões musculares e traumáticas.

Modalidade: GINÁSTICA LOCALIZADA
Faixa etária: 30-60;
Principais benefícios: Melhora da força, resistência muscular;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites).

Modalidade: LUTAS
Faixa etária: 12-60;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação, explosão, força muscular, flexibilidade e capacidade cardiorespiratória;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso e traumáticas.

Modalidade: MUSCULAÇÃO
Faixa etária: 25-90;
Principais benefícios: Melhora da força, resistência muscular;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso.

Modalidade: NATAÇÃO
Faixa etária: 04-90;
Principais benefícios: Melhora da capacidade cardiorespiratória, capacidade pulmonar;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites).

Modalidade: PILATES
Faixa etária: 18-80;
Principais benefícios: Mellhora da consciência corporal, força e resistência muscular (principalmente tronco);
Principais riscos: Lesões musculares (raras).

Modalidade:TÊNIS
Faixa etária: 06-70;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação;
Principais riscos: explosão Lesões por excesso de uso e musculares.

Modalidade: TREINAMENTO FUNCIONAL
Faixa etária: 25-80;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, explosão, coordenação, força e resistência muscular;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso e musculares

Modalidade: TRIATLO
Faixa etária: 12-70;
Principais benefícios: Melhora da capacidade cardiorespiratória, capacidade pulmonar, resistência muscular;
Principais riscos: Lesões por excesso de uso e traumáticas, principalmente por causa do ciclismo.

Modalidade: VOLEIBOL
Faixa etária: 08-60;
Principais benefícios: Melhora da agilidade, coordenação, equilíbrio, explosão, trabalho em equipe;
Principais riscos: Lesões musculares e traumáticas, principalmente entorses de tornozelo.

Modalidade: YOGA
Faixa etária: 30-90;
Principais benefícios: Mellhora da consciência corporal, flexibilidade, força e resistência muscular geral;
Principais riscos: Lesões musculares (raras).

Vale lembrar que a tabela não contempla todas as atividades físicas existentes e se propõe a dar apenas uma visão geral sobre as modalidades mais comentadas pelos próprios leitores. O risco de lesão é inerente à prática esportiva e não necessariamente implicará no surgimento de alguma enfermidade. Da mesma forma, os benefícios destacados são os mais predominantes, mas podem ocorrer melhorias em outros aspectos em maior ou menor grau.

Sobre as faixas etárias, o objetivo é aconselhar a faixa na qual o praticante desfrutará ao máximo dos benefícios em relação aos riscos. Por último, repito que o mais importante é que as pessoas se movimentem, que realizem diversas atividades físicas semanalmente, de preferência com freqüência diária e, se possível, após terem sido examinadas por um médico e devidamente acompanhadas por um professor de educação física. Mexa-se!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

História do Tênis de Mesa

O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis num ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.

Fonte: Wikipedia

terça-feira, 13 de abril de 2010

AUTOMOBILISMO


Com as características de competição esportiva, o automobilismo surgiu em 1894 ao se realizar, na França, entre Paris e Rouen, a primeira competição para viaturas sem cavalo, a propulsão mecânica. O vencedor obteve uma média de 24 k/h em 5 horas e 40 minutos.

Em 1904, foi criada a Associação Internacional dos Automóveis Clubes. Com isso, os autódromos se multiplicaram em diversos países, tornando-se famosos o de Brooklands (5.230 m) na Inglaterra, o de Indianápolis (4.032 m) nos Estados Unidos e o de Milanes (10.000 m) na Itália.

Por atingir altas velocidades e pela insegurança dos carros, são numerosos os casos de acidentes graves, com mortes. O publico também corre riscos, como aconteceu em Le Mans, no dia 11.05.1965, onde 82 pessoas morreram. Nas Mil Milhas italianas, no dia 12.05.1957, morreram 13 torcedores e em Monza, no dia 10.09.1961, tivemos 14 mortos. Em que pesem todos estes problemas, encontramos as famosas corridas de Le Mans, a 217 km de Paris, em cujo circuito se realiza anualmente uma prova de resistência e 24 horas sem paradas.

A proporção que os aperfeiçoamentos técnicos estabelecem concorrência entre as fábricas, o profissionalismo floresceu diante da ascensão dessas fábricas, que reúnem os melhores volantes em suas equipes e transformam as pistas num campo de prova para peças e modelos.

No Brasil, o automobilismo nasceu em São Paulo em 1908 no Circuito de Itapecerica, promovido pelo Automóvel Clube Paulista, fundado nesse mesmo no ano, sendo que os veículos concorrentes eram quase todos de fabricação francesa e os pilotos eram na sua maioria paulistas, contando com uma delegação do Rio de Janeiro. Em 1933, foi instituído no Rio de Janeiro o Circuito da Gávea, um dos percursos mais arriscados do mundo, conhecido como o Trampolim do Diabo, onde se realizaram corridas até 1954. Em 1936, foi criado o Grande Prêmio Cidade de São Paulo, e em 1940, tiveram início na capital paulista as competições no autódromo de Intergalos onde se realizaram provas de velocidade (500 km) e de resistência (24 horas).

A HISTÓRIA DO CICLISMO


O ciclismo caracteriza-se pelo uso da bicicleta, sendo que as disputas são realizadas em estradas ou em recintos fechados, estes em locais especiais ou velódromo, com pista de madeira. Para a prática desse esporte é necessário que a máquina utilizada esteja em perfeita harmonia com a habilidade do ciclista.

Conhecido em todo mundo, o ciclismo teve sua prática essencialmente esportiva, separada do emprego da bicicleta como diversão, iniciada em meados do século XIX, na Inglaterra, logo que os aperfeiçoamentos na fabricação do veículo possibilitaram o alcance de maiores velocidades. Em 1865, já existiam na Inglaterra alguns círculos entusiastas do esporte, e vinte anos depois, com sua difusão por toda a Europa, era fundada na França, a União Ciclística Internacional. Desde a primeira Olimpíada da época moderna, em Atenas - 1896, o ciclismo integra os jogos Olímpicos.

Incluída no programa dos jogos olímpicos, poucos esportes alcançaram na Europa o prestígio do ciclismo, que passou a integrar os campeonatos pan-americanos e sul-americanos. As provas são realizadas individualmente ou em conjunto, em bicicletas de um ou dois lugares, de velocidade, de resistência ou de revezamento.

As corridas de estradas mais famosas são: Paris-Roubaix, Paris-Yours, Bordeaux-Paris, Milão-San Remo, a Volta da França, a Volta da Itália, a Volta da Espanha, a Volta de Portugal e as corridas de tempo, Grande Prêmio das Nações e Grande Prêmio da Suíça.

O ciclismo no Brasil já era praticado em fins do século XIX e, em são Paulo, já vinha sendo considerado como o esporte da moda, onde foi construído um velódromo. Em 1925, surgiu a Federação Paulista de Ciclismo. O primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1938, na cidade de Porto Alegre.

A bicicleta de competição é diferente da comum, sendo mais leve e dotada de dispositivos de mudança de marcha que permitem ao ciclista o desenvolvimento de maiores velocidades.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ORIGEM DO VOLEIBOL


O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Primeiros anos do esporte

Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.

Principais fatos após a invenção do voleibol:

- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos

- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão

- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte

- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan

- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)

- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)

- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.

- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino

- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.

Últimos campeões de voleibol:

- A seleção brasileira masculina de voleibol foi campeã mundial nos anos de 2002 e 2006. A seleção feminina italiana foi campeão em 2002, enquanto a da Rússia obteve o título em 2006.

- As Copas do Mundo de Vôlei de 2003 e 2007 também foram vencidas pela seleção brasileira masculina.

- Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, a seleção masculina de vôlei dos Estados Unidos obteve a medalha de ouro. Na categoria feminina, as jogadoras brasileiras fizeram bonita e conquistaram o ouro para o Brasil.

A HISTÓRIA DO HANDEBOL


O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo nos enviou. Anteriormente, o handebol já apresentou grandes distinções em termos de preferência entre o que se chamou Handebol de campo e handebol de Salão. Hoje, a carência de locais no Brasil, ou melhor, a maior disponibilidade de quadras e não de campos, fez prevalecer o handebol de salão, que absorveu a prática da modalidade em todo País.

No início, quando o desporto foi introduzido no Brasil, foram creditados ao handebol de campo os méritos da organização oficial e do reconhecimento da modalidade como desporto oficial no Brasil.

A primeira Federação de handebol foi a Federação Paulista e o primeiro campeonato oficial da modalidade, disputado no Brasil, ocorreu na cidade de São Paulo, não tendo sido, entretanto, certame estadual e sim um campeonato da capital. Atualmente, nem a própria Federação Paulista de handebol promove competições de handebol de campo. Consequentemente, a Confederação Brasileira de Handebol destina-se, também, exclusivamente, ao handebol de salão.

Essa modalidade do desporto foi, em nosso País, a que mais fez sentir a influência das competições estudantis. Daí, o handebol ganhou o povo e pela prática reiterada alcançou foros de desporto comunitário de alto nível.

O handebol foi idealizado por um professor de educação Física, o alemão Karl Sshelenz que, procurando dar às suas classes femininas uma atividade alegre e movimentada, criou o handebol com base num jogo tcheco chamado “Azena”. Por volta de 1914, Berlim foi palco das primeiras disputas que se desenrolaram num campo de 40x20 metros. Depois passou a ser praticado por homens, por isso, foram modificadas algumas regras e aumentadas as dimensões do campo, passando para 40x80 metros, Mais tarde, as medidas foram igualadas às de um campo de futebol, já com onze jogadores, com a bola reduzida de tamanho, permitindo o manuseio com uma só mão. Isto proporcionou maior movimentação e satisfação na prática do jogo. Esse era o handebol de campo.

Como o idealizador foi um professor de educação física, o handebol, naturalmente tomou maior impulso no meio estudantil. Suas características, facilidade de na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitiram o emprego da velocidade, movimentação, força nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar aos mestres a possibilidade de educar pelo jogo. Difundiu-se na Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, países que realizavam entre si as primeiras partidas internacionais. Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol, com 39 países inscritos, mas somente em 1938 foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, sagrando-se campeão a Alemanha.

Os rigores dos inverno não permitiam a prática do handebol em campo aberto, fato que levou este esporte a uma adaptação, para que pudesse ser praticado em recinto fechado e de menor tamanho. Coube aos suecos a inovação que foi o “inne-hand-ball” (handebol no interior) ou “hallen-handeball” (handebol de salão) como o chamam os alemães, diminuindo o tamanho do campo e o numero de jogadores, que passou a ser de sete atletas. Com isso, as jogadas ganharam em movimentação e rapidez. A natureza do piso possibilitava a maior movimentação com a bola. O campo, por ser de dimensões menores, permitia a todos os jogadores em campo atacarem e defenderem em bloco, o que imprimia às jogadas uma espantosa velocidade, com grandes possibilidades de gol.

O handebol de salão tornou-se um esporte independente, com técnica e tática própria, suplantando o handebol de campo, que sofreu a concorrência do futebol, mais atraente e já implantado em todos os países do mundo.

O handebol veio para o Brasil por volta de 1930. Difundiu-se inicialmente em São Paulo onde, em 16 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Inicialmente, o handebol foi praticado por onze jogadores isoladamente, por grupos de colônias estrangeiras e por alguns clubes classistas e equipes de firmas comerciais. Mais tarde, este esporte obteve grande difusão nos meios estudantis, graças aos professores de educação física, que desenvolveram um trabalho de profundidade nas escolas primárias. Atualmente já se consolidou em grande numero de escolas secundárias e clubes.

A exemplo do futebol, o árbitro, por sorteio antes do inicio da partida, permitirá ao capitão da equipe favorecida no sorteio, que escolha entre a saída da bola ou a escolha do meio campo que pretende defender no primeiro tempo de jogo.

No momento da saída as equipes deverão permanecer com todos os seus jogadores no campo de defesa, devendo ser mantido um afastamento de três metros no minimo da equipe adversária em relação á linha que divide a quadra. A saída pode ser dada em qualquer direção, após a autorização do juiz.

Nenhuma equipe pode iniciar o jogo sem que apresentem em campo no mínimo cinco jogadores e no máximo sete jogadores dos doze que compõem a equipe. Se ocorrer o fato de uma equipe não apresentar os cincos jogadores pelo menos, para iniciar o jogo, será desclassificada e a vitória será da equipe adversária por WxO.

Fonte: museudosesportes.com.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL


O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.

As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".

Temos também a versão que nós, gaúchos, amantes deste esporte damos como a mais provável, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.

Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.

Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevidéu ou na década de 40 em São Paulo.

História do Futsal - Cronologia do Futsal

História do Futsal em 1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.

História do Futsal em 1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.

História do Futsal em 1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.

História do Futsal em 1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.

História do Futsal em 1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.

História do Futsal em 1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.

História do Futsal em 1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da é João Havellange.

História do Futsal em 1981 - A CBFS consegue sua sede própria.

História do Futsal em 1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, com o ginásio do Ibirapuera o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

História do Futsal em 1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi vencendo a própria Espanha.

História do Futsal em 1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.

História do Futsal em 1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.

História do Futsal em 1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

História do Futsal em 1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.

História do Futsal em 1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.

História do Futsal em 2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.

História do Futsal em 2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.

História do Futsal em 2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".

História do Futsal em 2004 - A FIFA promove, na China, o seu 5º Campeonato Mundial. A Espanha é bicampeã. O Brasil, pela primeira vez, fica de fora de uma final de Copa do Mundo. Boa parte dos jogadores brasileiros que se destacam ou com acesso à dupla cidadania é contrata por equipes de todo o mundo.

História do Basquete no Brasil



Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Em contraste com as redes de basquete moderno, esta cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesta" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com encosto. Uma outra alteração foi feita logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, sua equipe ganharia um ponto. A equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo. As cestas foram originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos arremessos. O encosto foi introduzido para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir rebotes. Esse esporte chamaria-se "basquetebol".

O primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM. Cerca de duzentas pessoas viram o jogo, que terminou com o placar de 1 a 0, sendo a cesta feita de uma distância de 7,6 metros. Equipes de cinco pessoas passaram a ser o padrão por volta de 1897-1898.

O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.

História do basquete no Brasil

A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.

No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

COMO SURGIU O FUTEBOL


A origem do esporte de maior popularidade em todo o mundo não pode ser precisamente definida. Apesar de haver registros de formas primitivas do esporte na China, Grécia e Roma antiga, é possível afirmar que o futebol, conforme conhecido atualmente, foi desenvolvido na Inglaterra e na Escócia.

O esporte que floresceu em terras britânicas possivelmente a partir do século VIII existia em numerosas versões que podiam variar bastante conforme a região onde era praticado. Apresentava características do futebol e do rugby, sendo válido tanto o uso dos pés como das mãos. O jogo era desorganizado, violento e contava com um número indefinido de participantes. Frequentemente, ele tomava a forma de uma disputa entre moradores de um vilarejo inteiro, onde chutar o adversário era comum e fazia parte do jogo.

No século XIX, foram realizadas as primeiras tentativas de regulamentação que levariam mais tarde à evolução do futebol como este é hoje conhecido. O primeiro regulamento de caráter mais oficial foi aprovado e publicado no ano de 1848, sendo chamado Regulamento de Cambridge, formulado por alunos da universidade de mesmo nome. O primeiro clube de futebol propriamente dito (fora do âmbito de escolas particulares ou universidades onde era regularmente praticado) foi o Sheffield, estabelecido em 1857. O regulamento não foi suficiente para cessar as divergências dos praticantes quanto à utilização das mãos no jogo, divergências que culminaram na fundação da primeira federação de futebol, a Football Association, em 1863. Por outro lado, formou-se um outro grupo responsável pela criação da Rugby Union. A partir daí, definiu-se claramente a separação entre os dois esportes. O primeiro jogo de futebol a ser disputado conforme as regras estabelecidas pela Football Association aconteceu em 9 de janeiro de 1864 em Battersea Park, Londres.

O futebol rapidamente tornou-se o esporte mais popular da Inglaterra. No ano de 1871, foi realizada a primeira competição oficial de grande porte, a Copa da Football Association. Em 1872, ocorre o primeiro jogo internacional da história do futebol entre as seleções da Inglaterra e da Escócia, em Glasgow (Escócia). Em 1888, foi fundada a Football League (Liga de Futebol) para regulamentar o futebol profissional e organizar campeonatos. Fora do Reino Unido, outros países só fundariam federações nacionais de futebol em 1889 (Holanda e Dinamarca).

Old football gear

Em 1904, a FIFA, órgão responsável pelos grandes eventos internacionais do futebol, foi fundada com sete membros: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Alemanha informou sua intenção de ingressar na FIFA no mesmo dia de sua fundação. Os britânicos se associaram no ano seguinte, ao se convencerem da seriedade da iniciativa. O futebol foi incluído nas Olimpíadas em 1900 e a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai. Atualmente, a FIFA conta com 204 membros de todas as partes do mundo.

A fundação da Football League (Liga de Futebol) em 1888 regulamentou o futebol profissional e permitiu a organização de campeonatos. O jogo profissional foi inevitavelmente interrompido durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-45). No entanto, os anos entre as guerras foi um período próspero para o futebol no Reino Unido, com a expansão da primeira e segunda divisões e a criação da terceira divisão em 1920.

Após a Segunda Guerra Mundial, os torcedores voltaram a assistir e apoiar seus times e o futebol atingiu seu ápice. O grande número de espectadores presente às partidas e jogadores muito habilidosos como Stanley Matthews, Tom Finney, Nat Lofthouse e Billy Liddell, fez com que o futebol entrasse na denominada “Era de Ouro”.

Durante esse período, entretanto, os times britânicos participaram de um número pequeno de partidas internacionais e, conseqüentemente, ficaram para trás em relação a equipes de outras partes do mundo durante as décadas de 40 e 50.

O problemas com vandalismo e violência dos torcedores britânicos (hooligans) em casa e no exterior surgiram no final da década de sessenta, atingindo seu ápice no final da década de 70 e meados dos anos 80. A saúde do esporte se deteriorou, especialmente fora dos gramados, e a cobertura da mídia das explosões de vandalismo projetou uma imagem ruim no país e no exterior.

England champion of the 1966 World Cup

O sucesso de equipes como o Liverpool, Nottingham Forest e Aston Villa nas competições européias ajudou a contrabalançar a inabilidade da equipe inglesa em recapturar a glória de 1966, ano em que a Inglaterra ganhou a Copa do Mundo, melhorando a imagem do futebol britânico.

No entanto, essa ascensão teve um retrocesso em 1985 quando os times ingleses foram banidos das competições européias por cinco anos após a morte de 39 torcedores do Juventus durante um confronto com torcedores do Liverpool.

O governo britânico tem implementado políticas duras contra o vandalismo relacionado ao futebol. O aumento da presença policial nos estádios, penas mais pesadas para os hooligans condenados, o banimento de hooligans conhecidos das partidas de futebol e a melhoria dos estádios, entre outras medidas, têm auxiliado na redução do problema.

Fonte(s):
Embaixada Inglesa!

ORIGEM DO TÊNIS



Pouco se sabe em relação à origem do tênis. Sabe-se que teve surgimento através de antigos jogos praticados com bola, contra um muro e com a palma da mão pelo egípcios, gregos e romanos. A partir daí, o tênis foi adaptado para um jogo com algumas regras, raquetes, demarcação de linhas e uma corda ao meio, difundindo-se por toda a França e, posteriormente, pela Inglaterra, tendo o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais talentosos.

Em 1873, o major inglês Walter Wingfield, a pedido de ladies inglesas entediadas por não terem o que fazer, estudou alguns jogos precursores do tênis e introduziu modificações nas regras. Em 1874, Walter Wingfield registrou a patente do jogo e o chamou de "Sphairistike" em homenagem aos gregos que assim chamavam os exercícios realizados com bolas. No entanto, esse nome não durou muito, sendo logo substituído por "tennis", chamado na época de "tennis-in-lawn" por ser jogado em grama.

Assim, o tênis começou a se expandir pelo mundo e ter as suas regras mais evoluídas. Passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1896 e a partir de 1900 foi iniciada a disputa da Taça Davis, campeonato mundial por equipes entre nações.

No Brasil, o tênis foi introduzido por estrangeiros no "Rio Cricket" em Niterói e na "Wahallah" em Porto Alegre, por volta de 1898. A partir de 1955, o tênis passou a ser coordenado pela Confederação Brasileira de Tênis e por suas Federações Estaduais, subordinados ao Conselho Nacional de Desportos.

Atualmente, o tênis passou a ser considerado um dos esportes mais vistos e praticados no mundo, devido aos acontecimentos internacionais, premiações, tenistas, patrocinadores e seus grandes eventos, acompanhados por milhares de pessoas.