quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMO SURGIU O FUTEBOL


A origem do esporte de maior popularidade em todo o mundo não pode ser precisamente definida. Apesar de haver registros de formas primitivas do esporte na China, Grécia e Roma antiga, é possível afirmar que o futebol, conforme conhecido atualmente, foi desenvolvido na Inglaterra e na Escócia.

O esporte que floresceu em terras britânicas possivelmente a partir do século VIII existia em numerosas versões que podiam variar bastante conforme a região onde era praticado. Apresentava características do futebol e do rugby, sendo válido tanto o uso dos pés como das mãos. O jogo era desorganizado, violento e contava com um número indefinido de participantes. Frequentemente, ele tomava a forma de uma disputa entre moradores de um vilarejo inteiro, onde chutar o adversário era comum e fazia parte do jogo.

No século XIX, foram realizadas as primeiras tentativas de regulamentação que levariam mais tarde à evolução do futebol como este é hoje conhecido. O primeiro regulamento de caráter mais oficial foi aprovado e publicado no ano de 1848, sendo chamado Regulamento de Cambridge, formulado por alunos da universidade de mesmo nome. O primeiro clube de futebol propriamente dito (fora do âmbito de escolas particulares ou universidades onde era regularmente praticado) foi o Sheffield, estabelecido em 1857. O regulamento não foi suficiente para cessar as divergências dos praticantes quanto à utilização das mãos no jogo, divergências que culminaram na fundação da primeira federação de futebol, a Football Association, em 1863. Por outro lado, formou-se um outro grupo responsável pela criação da Rugby Union. A partir daí, definiu-se claramente a separação entre os dois esportes. O primeiro jogo de futebol a ser disputado conforme as regras estabelecidas pela Football Association aconteceu em 9 de janeiro de 1864 em Battersea Park, Londres.

O futebol rapidamente tornou-se o esporte mais popular da Inglaterra. No ano de 1871, foi realizada a primeira competição oficial de grande porte, a Copa da Football Association. Em 1872, ocorre o primeiro jogo internacional da história do futebol entre as seleções da Inglaterra e da Escócia, em Glasgow (Escócia). Em 1888, foi fundada a Football League (Liga de Futebol) para regulamentar o futebol profissional e organizar campeonatos. Fora do Reino Unido, outros países só fundariam federações nacionais de futebol em 1889 (Holanda e Dinamarca).

Old football gear

Em 1904, a FIFA, órgão responsável pelos grandes eventos internacionais do futebol, foi fundada com sete membros: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Alemanha informou sua intenção de ingressar na FIFA no mesmo dia de sua fundação. Os britânicos se associaram no ano seguinte, ao se convencerem da seriedade da iniciativa. O futebol foi incluído nas Olimpíadas em 1900 e a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai. Atualmente, a FIFA conta com 204 membros de todas as partes do mundo.

A fundação da Football League (Liga de Futebol) em 1888 regulamentou o futebol profissional e permitiu a organização de campeonatos. O jogo profissional foi inevitavelmente interrompido durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-45). No entanto, os anos entre as guerras foi um período próspero para o futebol no Reino Unido, com a expansão da primeira e segunda divisões e a criação da terceira divisão em 1920.

Após a Segunda Guerra Mundial, os torcedores voltaram a assistir e apoiar seus times e o futebol atingiu seu ápice. O grande número de espectadores presente às partidas e jogadores muito habilidosos como Stanley Matthews, Tom Finney, Nat Lofthouse e Billy Liddell, fez com que o futebol entrasse na denominada “Era de Ouro”.

Durante esse período, entretanto, os times britânicos participaram de um número pequeno de partidas internacionais e, conseqüentemente, ficaram para trás em relação a equipes de outras partes do mundo durante as décadas de 40 e 50.

O problemas com vandalismo e violência dos torcedores britânicos (hooligans) em casa e no exterior surgiram no final da década de sessenta, atingindo seu ápice no final da década de 70 e meados dos anos 80. A saúde do esporte se deteriorou, especialmente fora dos gramados, e a cobertura da mídia das explosões de vandalismo projetou uma imagem ruim no país e no exterior.

England champion of the 1966 World Cup

O sucesso de equipes como o Liverpool, Nottingham Forest e Aston Villa nas competições européias ajudou a contrabalançar a inabilidade da equipe inglesa em recapturar a glória de 1966, ano em que a Inglaterra ganhou a Copa do Mundo, melhorando a imagem do futebol britânico.

No entanto, essa ascensão teve um retrocesso em 1985 quando os times ingleses foram banidos das competições européias por cinco anos após a morte de 39 torcedores do Juventus durante um confronto com torcedores do Liverpool.

O governo britânico tem implementado políticas duras contra o vandalismo relacionado ao futebol. O aumento da presença policial nos estádios, penas mais pesadas para os hooligans condenados, o banimento de hooligans conhecidos das partidas de futebol e a melhoria dos estádios, entre outras medidas, têm auxiliado na redução do problema.

Fonte(s):
Embaixada Inglesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário