quinta-feira, 8 de abril de 2010

ORIGEM DO TÊNIS



Pouco se sabe em relação à origem do tênis. Sabe-se que teve surgimento através de antigos jogos praticados com bola, contra um muro e com a palma da mão pelo egípcios, gregos e romanos. A partir daí, o tênis foi adaptado para um jogo com algumas regras, raquetes, demarcação de linhas e uma corda ao meio, difundindo-se por toda a França e, posteriormente, pela Inglaterra, tendo o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais talentosos.

Em 1873, o major inglês Walter Wingfield, a pedido de ladies inglesas entediadas por não terem o que fazer, estudou alguns jogos precursores do tênis e introduziu modificações nas regras. Em 1874, Walter Wingfield registrou a patente do jogo e o chamou de "Sphairistike" em homenagem aos gregos que assim chamavam os exercícios realizados com bolas. No entanto, esse nome não durou muito, sendo logo substituído por "tennis", chamado na época de "tennis-in-lawn" por ser jogado em grama.

Assim, o tênis começou a se expandir pelo mundo e ter as suas regras mais evoluídas. Passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1896 e a partir de 1900 foi iniciada a disputa da Taça Davis, campeonato mundial por equipes entre nações.

No Brasil, o tênis foi introduzido por estrangeiros no "Rio Cricket" em Niterói e na "Wahallah" em Porto Alegre, por volta de 1898. A partir de 1955, o tênis passou a ser coordenado pela Confederação Brasileira de Tênis e por suas Federações Estaduais, subordinados ao Conselho Nacional de Desportos.

Atualmente, o tênis passou a ser considerado um dos esportes mais vistos e praticados no mundo, devido aos acontecimentos internacionais, premiações, tenistas, patrocinadores e seus grandes eventos, acompanhados por milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário