quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Evite assaduras durante as corridas



Durante a corrida, é muito comum os atletas se depararem com assaduras ou bolhas causadas pelo atrito entre algumas partes do corpo. Elas costumam surgir na parte interna da coxa, na região da virilha, debaixo das axilas, entre os dedos dos pés, nos calcanhares, nos mamilos ou no até no pescoço.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para diminuir estes problemas, como a utilização de tênis com um ou dois números maiores que o habitual. A dica é não deixar os dedos apertados nem ter um calçado muito folgado a ponto de fazer o pé deslizar dentro do tênis.

Outra opção é a utilização de roupas apropriadas para a prática da corrida. O uso da vaselina também ajuda muito. A vaselina é uma substância gelatinosa derivada do petróleo e seu uso traz vários benefícios ao corredor pois cria uma película protetora a prova d´água sobre a pele com uma ação prolongada retardando o incômodo gerado pelo atrito em provas mais longas.

No entanto, o uso da vaselina deve ser criterioso já que existem produtos que contém bactericidas e anestésicos que poderiam diminuir a sensibilidade da região com o uso prolongado.
Aproveite o melhor da corrida, mas sem assaduras ou bolhas.

Correr emagrece mais do que jogar futebol



Uma das melhores formas de perder peso é aliar dieta equilibrada a exercício físico. A prática regular da corrida é um dos melhores e mais práticos exercícios se o objetivo é esse. A corrida, por ser um exercício baseado na repetição de movimentos, é mais eficaz para queimar calorias do que esportes como futebol, por exemplo.

Todo movimento cíclico, como os praticados na natação, corrida e caminhada, é vantajoso. No futebol, por exemplo, o padrão de esforço e movimento é alterado a todo instante. O ritmo de frequência cardíaca sobe ao máximo e cai em pouco tempo.

Comparada à natação, a corrida tem a vantagem de ser mais prática. Em relação à caminhada, ganha no gasto calórico. Para queimar o mesmo número de calorias, a pessoa tem de andar o dobro do tempo que se tivesse correndo.

A pessoa que corre pratica pequenos saltos, com impulsos dados por cada perna separadamente. O movimento exige maior força dos músculos, que necessitam de mais calorias que num passo normal. Para oxigenar os músculos, o sistema respiratório tem de trabalhar mais rápido. O coração, por sua vez, leva mais oxigênio aos músculos – e também funciona com mais intensidade.

O especialista diz que correr é mais eficaz que caminhada. Entretanto, isso não quer dizer que qualquer um que queira eliminar o "pneu" possa correr. É preciso uma avaliação médica. Se alguns problemas forem detectados, o mais indicado é a caminhada.

A atenção também deve ser dada ao ritmo de batimento cardíaco. Para que o exercício tenha eficácia, o coração deve bater entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM). É importante também prestar atenção aos sinais de cansaço. Não conseguir falar durante o exercício é um deles. O ideal é correr num ritmo adequado até entrar em equilíbrio metabólico. Isso pode demorar até dez minutos. Somente após atingir esse estágio é que o corpo começa a queimar gordura, que é o objetivo inicial.

Qual é a melhor opção? Caminhar ou correr?



Enquanto uns acreditam que a caminhada é a melhor maneira de manter o físico e a saúde “em cima”, outros preferem a corrida diária, pois não abrem mão da velocidade nos movimentos. O ideal é não ficar parado.

O importante é saber que ambas são atividades prazerosas e fazem bem ao corpo e à mente. Porém, existem muitas questões a respeito da forma de praticar e vantagens de uma sobre a outra no sentido de emagrecer e conseguir um melhor condicionamento físico.
 
As duas atividades físicas proporcionam um melhor condicionamento cardiorrespiratório, fortalecem os músculos dos membros inferiores e favorecem na eliminação de gorduras.  Mas é preciso ficar atento aos riscos e às contra-indicações dessas atividades.
 
A caminhada é recomendada especialmente para iniciantes, gestantes e idosos, por ser de fácil execução, e não exigir nenhuma habilidade especial. No entanto, é necessário ir devagar e aumentar o ritmo e a duração gradualmente.
 
Correr é tão eficiente quanto a caminhada para a perda de peso, embora muitos acreditem que o cooper proporciona um resultado mais rápido, e por isso se torna  grande o número de pessoas que acabam optando pela corrida sem saber que é necessário uma avaliação médica anterior para verificar se o preparo físico é o ideal para essa atividade.

Benefícios do Triathlon



O triatlo teve origem em clubes de atletismo nos Estados Unidos nos anos 1970. Hoje ele é mundialmente conhecido e desde as Olimpíadas de Sydney (Austrália) faz parte das modalidades do esporte. O Triathlon envolve natação, ciclismo e corrida

Entre os benefícios gerados pelo Triathlon, podemos citar a melhora no sistema cardiorrespiratório, aumento da capacidade aeróbica, da força e da resistência muscular e também melhora a auto-estima dos atletas.
 
O triatlo pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer idade. Há atletas de até 75 anos participando das competições. Para participar basta ter força de vontade e algumas horas semanais para se dedicar aos treinamentos.
 
Antes de começar, procure um profissional de Educação Física para que ele possa fazer uma bateria de exames e testes para avaliar a sua saúde. Procure treinar em grupo e tenha um coordenador. Respeite seus limites e programe seus objetivos de acordo com a sua disponibilidade de tempo para treinar.
 
Para começar, é bom comprar alguns equipamentos como: óculos e touca de natação, bicicleta, capacete, sapatilhas, óculos para ciclismo, tênis e relógio.

Conheça os benefícios da prática de lutas



Na batalha por um corpo bem definido, uma das alternativas encontrada por uma parcela das pessoas tem sido a prática das lutas. Antes, apenas os homens eram adeptos das lutas e em clubes exclusivos de artes marciais. Hoje, as mulheres também têm buscado essa prática como forma de defesa pessoal e também na busca por um corpo mais sarado. Os exercícios promovem uma rápida eliminação das substâncias nocivas e os médicos crêem que 90% das moléstias são causadas pela má circulação dessas substâncias. Veja em qual luta você mais se identifica e fique em forma.

Jiu Jitsu

Os benefícios do jiu jitsu são muitos, tanto no plano físico como no psicológico. É uma luta de contato, exigindo que haja muita concentração ao oponente e respostas rápidas do corpo. A luta exige um esforço físico intenso e crescente. Bons lutadores conseguem reflexos na casa de milésimos de segundos.

Muay Thai

 É uma luta com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras. A prática dessa luta traz inúmeros benefícios. O exercício acelera a circulação e faz com que o curso sangüíneo seja mais rápido. Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai.

Capoeira

A capoeira é uma luta tipicamente brasileira e ótima para o corpo. Ela estimula o trabalho muscular de todo o corpo, pois conta com saltos, agachamentos e movimentos que necessitam da sustentação do corpo pelos braços. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos. É uma atividade mais descontraída por contar com o acompanhamento de instrumentos musicais como o atabaque e o berimbau e pode ser praticado em qualquer idade.

Emagreça pulando corda!



Sucesso nas academias nas aulas de boxe e circuito, pular corda pode ser mais uma alternativa no combate aos quilos indesejados. Em apenas dez minutos pulando corda e em um ritmo acelerado, você pode chegar a queimar, em média, 100 calorias.

É importante estar ciente que esse esporte é de alto impacto, e pessoas com lesões nos joelhos ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar a atividade. Se você está muito acima do peso sentirá desconforto ao pular corda, pois o exercício aumenta o impacto nas articulações, principalmente dos pés.
 
As vantagens da prática são muitas: é uma atividade de trabalho corporal total, fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos; queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas; é eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada; é um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral; eficaz no tratamento da celulite, dentro outros.
 
A corda é uma boa opção de exercício, mas tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada, uma conversa com os amigos e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico para que as pessoas se sintam bem.

Faça exercícios em formato de "circuito" e tenha excelentes resultados!



Idealizada na década de 50 por um treinador inglês, a prática de atividades físicas em circuito é uma boa pedida para quem deseja conjugar exercícios diferenciados e trabalhar várias partes do corpo. O circuito consiste numa seqüência de exercícios de musculação e/ou ginástica, também chamados de estações, onde cada atleta executa uma série de repetições, com carga de acordo com o objetivo específico, e, praticamente sem intervalo, passa para a outra estção.

Além da vantagem de trabalhar vários músculos diferentes, sem deixar os exercícios aeróbicos de lado, o circuito é interessante para quem deseja incrementar o treinamento diário e sair da mesmice das academias. Outro benefício é a possibilidade de realizar os exercícios em conjunto, com várias pessoas, de modo que cada grupo alterne entre as estações, o que pode proporcionar mais prazer e diversão na hora de ficar em forma.

Nenhuma modalidade esportiva é completa por si só, e observa-se que a variação de atividades físicas evita que o organismo fique condicionado a um mesmo exercício, depreciando o gasto calórico e o entusiasmo de quem pratica.

É importante observar a montagem das estações, alternando os grupos musculares a serem trabalhados para não sobrecarregá-los e, assim, evitar o cansaço prematuro. Ou seja, trabalha abdome, passa para as pernas, depois braços, volta para abdome e assim por diante.

Dessa forma, não é preciso intervalo entre os exercícios. E não é aconselhado montar um circuito sempre com os mesmos exercícios, sendo bom variar. A criatividade do profissional que acompanha é indispensável para manter o aluno interessado e atento ao seu objetivo.