quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Faça exercícios em formato de "circuito" e tenha excelentes resultados!



Idealizada na década de 50 por um treinador inglês, a prática de atividades físicas em circuito é uma boa pedida para quem deseja conjugar exercícios diferenciados e trabalhar várias partes do corpo. O circuito consiste numa seqüência de exercícios de musculação e/ou ginástica, também chamados de estações, onde cada atleta executa uma série de repetições, com carga de acordo com o objetivo específico, e, praticamente sem intervalo, passa para a outra estção.

Além da vantagem de trabalhar vários músculos diferentes, sem deixar os exercícios aeróbicos de lado, o circuito é interessante para quem deseja incrementar o treinamento diário e sair da mesmice das academias. Outro benefício é a possibilidade de realizar os exercícios em conjunto, com várias pessoas, de modo que cada grupo alterne entre as estações, o que pode proporcionar mais prazer e diversão na hora de ficar em forma.

Nenhuma modalidade esportiva é completa por si só, e observa-se que a variação de atividades físicas evita que o organismo fique condicionado a um mesmo exercício, depreciando o gasto calórico e o entusiasmo de quem pratica.

É importante observar a montagem das estações, alternando os grupos musculares a serem trabalhados para não sobrecarregá-los e, assim, evitar o cansaço prematuro. Ou seja, trabalha abdome, passa para as pernas, depois braços, volta para abdome e assim por diante.

Dessa forma, não é preciso intervalo entre os exercícios. E não é aconselhado montar um circuito sempre com os mesmos exercícios, sendo bom variar. A criatividade do profissional que acompanha é indispensável para manter o aluno interessado e atento ao seu objetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário