sexta-feira, 28 de maio de 2010

A gravidez e a dor ciática


A prevenção e a manutenção diária de hábitos saudáveis são a melhor forma de prevenir as dores lombares e os ataques da dor ciática.

Devido ao aumento de peso e ao volume da zona abdominal, o centro de gravidade da grávida altera-se obrigando a mudanças de postura. Estas mudanças de postura e o peso do abdómen podem obrigar o nervo ciático a ficar sob pressão. O nervo ciático pode inflamar-se e, como consequência desta inflamação, a futura mãe pode sentir cãibras e formigueiro, para além de uma dor muito aguda na zona acima das nádegas e nas pernas. As dores começam um pouco acima de uma das nádegas e prolongam-se pela parte posterior da perna.

Saiba aliviar as dores e o cansaço

O banho é um dos melhores calmantes. Tome um duche refrescante com água morna antes de se deitar. Opte por dormir de lado, de forma a não pressionar o nervo ciático. Para facilitar esta posição, coloque uma almofada entre as pernas. Pode ainda evitar que as suas pernas inchem durante o sono se se deitar de barriga para cima e colocar uma almofada sob os pés ou elevando o fundo da cama se esta o permitir. Para elevar os pés da cama pode utilizar umas listas telefónicas velhas.

Se não tomou as medidas preventivas aconselhadas ou não conseguiu evitar as dores, consulte o seu médico. Desta forma,evitará que a situação se agrave.

Nunca tome qualquer medicamento sem prescrição médica para aliviar as dores. Apenas o seu médico pode assegurar uma medicação que não prejudique o futuro bebé. Pode também, sempre sob vigilância do seu médico, experimentar umas massagens que aliviem a dor.

Se o seu médico considerar aconselhável pode prescrever a utilização de uma cinta específica que proteja a zona lombar e as ancas.

Para prevenir as dores, evite fazer movimentos bruscos e descanse o máximo possível. A sesta da tarde, mesmo que apenas de meia hora, é aconselhável desde o segundo trimestre. Além de prevenir as dores, ajuda a desinchar as pernas e os pés.

Eis algumas estratégias que podem ajudar na sua prevenção:

1- A forma de andar

Postura

ERRADO – Ao entrar no terceiro trimestre, devido ao aumento de peso (concentrado muito especialmente na zona abdominal), terá tendência para se dobrar ligeiramente e de se inclinar para a frente quando caminha.

CERTO – Caminhe com as costas direitas e com os ombros ligeiramente para trás. Mantenha o peito erguido.

Sapatos

Errado – Sapatos de tacão alto e afiados e confeccionados com materiais sintéticos.

Certo – Use calçado cómodo que lhe sujeite bem o pé e de preferência de materiais naturais. O salto deve ter entre 2 e 3 cm.

Descanso

Errado – Passa muito tempo em pé.

Certo – Descanse a cada quinze minutos, elevando uma das pernas ligeiramente, colocando-a sobre um degrau ou sobre um pequeno banco.

A forma de se sentar

Errado – No seu trabalho, passa muito tempo sentada com os pés apoiados no chão.

Certo – Sente-se apoiando os pés, de modo a que estes possam ficar ligeiramente elevados. Pode utilizar um banquinho ou até umas listas telefónicas sobrepostas como apoio.

Errado – Senta-se numa cadeira com espaldar reduzido ou por vezes num banco.

Certo – Sente-se numa cadeira com encosto alto, de modo a que possa descansar as costas e, ao mesmo tempo, mantê-las direitas.

Destaques

A dor ciática costuma provocar outros sinais e sintomas, tais como formigueiros, perda da sensibilidade e diminuição da força muscular

Não carregue pesos, muito especialmente, se forem superiores a cinco quilos

Nenhum comentário:

Postar um comentário