Para se ter uma vida saudável, longe das doenças, é preciso manter bons hábitos de higiene, principalmente com o próprio corpo.
Para isso são necessárias algumas atitudes como: escovar os dentes após as refeições, fazer uso de fio dental, tomar banho, lavar os cabelos, limpar as orelhas, limpar a cavidade do nariz, cortar as unhas, lavar as mãos sempre que estiverem sujas ou suadas, dentre outras.
Muitas crianças não gostam de tomar banho, nem de lavar os cabelos, choram nessa hora, fazendo com que o momento se torne desagradável. Pelo contrário, tomar banho traz bem-estar para o corpo, deixando-o fresco e limpo, com aparência leve. Além disso, é ótimo para relaxar e para tirar o estresse. Durante o banho é importante que todas as partes do corpo sejam lavadas, da cabeça aos pés.
É importante também verificar se não há piolhos e lêndeas na cabeça, pois os mesmos causam coceira e irritação, podendo passar para a cabeça de outras pessoas. Os piolhos gostam de cabelos e cabeças sujas, por isso é importante mantê-los limpos, penteados e cuidados.
As cáries também são consequência de falta de higiene na boca. Elas são causadas por bactérias que se alimentam dos restos de comida que ficam entre os dentes. Por isso é importante o uso do fio dental, para retirar os restos de comida que foram armazenados no meio dos dentes. Caso isso não aconteça, os dentes são atingidos pelas bactérias, ficando com buracos pretos, chamados de cáries, que causam muita dor na pessoa. Além disso, a falta de higiene na boca causa mau hálito, deixando a boca fedida.
Quem nunca viu uma pessoa limpando o nariz com o dedo? Isso não é uma atitude correta, pois o muco retirado é nojento. Além disso, suja as mãos, facilitando para que as bactérias e vírus se alojem nas mesmas. Muito pior que isso são pessoas que comem o muco tirado do nariz. Isso é uma atitude nojenta, pois o mesmo age como um filtro no nosso nariz, fazendo com que todas as sujeiras que respiramos se alojem ali. O correto é limpar o nariz na pia do banheiro, assuando-o e lavando as mãos após a retirada das mucosas.
Hoje em dia temos visto o aparecimento de várias doenças que o homem ainda não descobriu as vacinas, como da gripe suína, que ainda está em teste.
Para evitar essa gripe, que tem causado mortes em todo o mundo, é importante manter bons hábitos de higiene, pois o vírus causador da mesma (o Influenza tipo A/H1N1) entra em nosso organismo através do contato das mãos com os olhos, boca e nariz.
É assim que acontece. Se uma pessoa gripada espirra e tampa a boca e o nariz com as mãos, deve lavar as mesmas imediatamente, pois do espirro saem gotículas de água que podem conter o vírus de uma doença. Se a pessoa não lavar as mãos, ficará com o vírus nas mesmas, deixando-os em todos os lugares em que pegar, como uma maçaneta de porta, por exemplo. Outra pessoa, que ainda não teve contato com esse vírus, pega na mesma maçaneta e o vírus passa para sua mão, podendo adentrar ao organismo da pessoa, deixando-a doente.
O hábito de cortar as unhas é importante, pois debaixo das mesmas podem ficar armazenados micróbios, que irão favorecer as doenças. Cortar as unhas não dói, portanto, não há necessidade de chorar ou ficar com medo.
As orelhas também devem ser limpas, porém isso deve ser feito por um adulto, uma vez que é perigoso enfiar objetos dentro dos ouvidos, que podem ferir o tímpano e causar a surdez. Porém, na cavidade das orelhas ficam acumuladas ceras, que servem para a proteção dos tímpanos, mas que em excesso podem prejudicar a audição. O correto é deixar um adulto limpá-las com o uso de cotonetes.
O importante é cuidar do corpo ao máximo, para evitar o contato com os micro-organismos causadores das doenças.
Fonte: Jussara de Barros (Pedagoga)
Equipe Escola Kids
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário